Entenda como as melhorias no mobile do Easy Diarista aumentaram suas conversões

Easy Diarista - Web Lúdica

Temos muito orgulho de nossos projetos, uns até mais do que outros, entretanto, não apenas pelo fato de acertarmos na interface ou na usabilidade do site, mas sim pelo Resultado que os clientes obtém através de nossos esforços.

Recentemente, conversamos com o CTO do Easy Diarista, Lincoln Tamashiro e identificamos falhas críticas quanto a Experiência do usuário na plataforma do sistema na versão móvel. Confrontamos essas informações com dados analíticos fornecidas pelo Google Analytics,  e notamos que grande parte dos acessos ao sistema vinham de dispositivos móveis, seguindo assim, uma tendência global.

Após constatarmos o problema, a Startup nos contratou para melhorar o sistema. E foi o que fizemos!

Realizamos alguns testes de usabilidade com na experiência do usuário, e por fim, colocamos os ajustes em ação.

 

O resultado vocês podem ler do próprio CTO da Startup, logo abaixo.

Quando a equipe da Lúdica sinalizou que 75% dos meus clientes vinham pelos celulares e que a usabilidade “UX” não estava adequada para esses dispositivos. Foi realizada uma melhoria do ambiente. Após as devidas correções e melhoria, em menos de uma semana, houve um aumento de 11% na contratação das faxina em nosso site.

__ Lincoln Tamashiro CTO, Easy Diarista.

 

Mobile Easy Diarista - Web Lúdica
Tela inicial com menu aberto

 

Tendo em vista a satisfação do cliente, podemos concluir que este foi sem dúvida, um case, sobre como um projeto bem planejado, estudado e com foco no usuário final pode aumentar consideravelmente as conversões do seu negócio.

Seu negócio também precisa de uma avaliação? Conte conosco! Entre em contato e conversamos.

WordPress faz 15 anos

No dia 27 de Maio o WordPress faz 15 anos de existência, recheado de eventos comemorativos, realizados por sua ampla comunidade espalhada por todo o mundo.

 

Quase 1/3 da internet já é do WordPress

Atualmente o WordPress responde por 30.4% de todos os sites da internet. Entre as ferramentas de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management System) ele já detém 60% de todo o mercado.

 

Quem está por trás disso tudo?

O WordPress é uma ferramenta Open Source, mantida pela comunidade e fornecida gratuitamente. A Automattic é umas das empresas que participam dessa comunidade, estimulando seus integrantes e oferecendo para o mercado soluções como o WordPress.com, que alcança 409 milhões de pessoas por mês  e o WordPress VIP (usado por empresas como Spotify, CNN, Microsoft, TED, Time, Facebook, Editora Abril, etc.).

 

 

A Automattic possui atualmente 698 funcionários em 62 países. Eles falam 80 idiomas e trabalham todos em Home Office. Sim, a Automattic não tem escritórios físicos e é uma das empresas que mais impactam pessoas no mundo todo através da internet.

 

 

Pessoas em todo o mundo estarão celebrando o 15º aniversário do WordPress.

Acesse o site oficial da comemoração e descubra as cidades que estarão realizando eventos no dia.
Não perca esta chance de participar de uma celebração global do WordPress!

 

Esta é nossa singela homenagem a essa plataforma que nos proporcionou grandes histórias de sucesso! Parabéns WordPress, a Web Lúdica lhe deseja mais 15 anos de vida!

#WP15 #chegandojunto #WebLudica

5 novidades que estão chegando no WhatsApp

10 Dicas Website

O WhatsApp está passando por mudanças. O aplicativo de mensagens mais popular do mundo e com certeza um dos mais queridos pelo público brasileiro apresentou durante a F8, o evento anual do Facebook para desenvolvedores, uma série de novidades que estão chegando em breve, embora ainda sem uma data definida.

A primeira novidade é a capacidade de realização de videochamadas em grupo. O recurso já havia sido identificado há algum tempo pelo site WABetaInfo, que destrincha as atualizações atrás de pistas escondidas no código e elementos de interface inativos que só são acessíveis “hackeando” o aplicativo. Com a novidade será possível incluir até quatro pessoas em uma conversa de vídeo.

 

Chamada video conferência - Web Lúdica

 

A outra função já esperada, mas que finalmente foi confirmada foi a chegada dos stickers, como visto no Facebook Messenger. Essas figurinhas representam todos os tipos de emoções, utilizando inúmeros personagens diferentes, e o WhatsApp estará aberto também a stickers criados por terceiros.

Além das novidades anunciadas na F8, há outros recursos que estão chegando e que estão em fase de testes com os usuários da versão beta do WhatsApp, ou então foram identificados ainda inativos dentro do app.

Entre eles estão:

  • Uma nova forma de gravar áudio no Android, que permite falar livremente sem ficar com o dedo colado na tela; você “trava” o app, de forma que ele fica gravando tudo até você falar para ele parar de gravar;
  • Reprodução de vídeos do YouTube dentro do próprio WhatsApp, sem precisar abrir um aplicativo externo. O recurso já existe no iOS com direito a reprodução em Picture-in-Picture, e deve chegar a outros sistemas em algum momento;
  • A capacidade de baixar todos os dados que o WhatsApp tem sobre você. O recurso apareceu nas versões beta do aplicativo para Android e deve ser expandido dentro de pouco tempo;

 

Fonte: Olhar digital

11 dicas para fazer do seu site um sucesso

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A busca constante por aprimoramento das técnicas de criação para a Internet é uma coisa muito boa para o profissional. Porém, tão importante quanto capacitar-se é capacitar sua criação para aparecer bem na Rede. Principalmente no Google. Abaixo segue algumas dicas importantes para melhorar a visibilidade de suas páginas na Web:

1. Inscreva-se para obter as ferramentas para Webmasters;

2. Se coloque no lugar do usuário.

Evite termos muito técnicos ou linguagens que só profissionais da área entendem. Faça com que a linguagem de seu site seja a mais natural possível, e o mais importante: Que seu site fale para o público-alvo a ele destinado.

3. Torne os URL simples:

example.com/products/widget.html e não example.com/asdasd/rewiruewr?asd=2131209840392

4. Desenhe a estrutura de seu site num papel antes de criar efetivamente.

Faça com que todos os links de sua página partam de pelo menos um lugar. Links “vazios”, “corrompidos” ou meramente “orfãos” diminuem a visibilidade do site, além de causar frustração no usuário que busca a informação em sua página.

5. Utilize cabeçalhos adequados e torne os títulos interessantes e relevantes para cada página.

E lembre-se, evite a todo custo repetir o título nas páginas. Se você está na home, que ela tenha um título criativo, para HOME, se está na página de contatos, idem.

6. Forneça boas descrições Meta para o ajudar com os fragmentos (os extractos da página que mostramos nos resultados de pesquisa).

As Meta tags são tags de HTML (como que lhe permitem fornecer informações adicionais sobre a sua página).

7. Faça uso consciente de tecnologias como o Flash.

Apesar de bonitinho, um site “full-flash” não tem acesso a recursos interessantíssimos como o Google analytics.

8. Faça uso das ALT tag’s nas imagens.

O Googlebot não reconhece imagens, por isso o uso dessas tag’s faz com que as imagens consigam ser categorizadas adequadamente. Além disso, se por qualquer motivo a imagem não carregar, ela é substituida pelo texto definido na ALT tag, fazendo com que o internauta entenda o contexto mesmo sem visualizar a imagem.

9. Divulgue seu site.

Troque Banners. Quanto mais links apontando para sua página, maior será sua visibilidade na Web.

10. Um site é quase como um organismo vivo.

Está sempre evoluindo. Fique de olho nas novas tecnologias, mas sempre pesquise antes de usar, para que a experiência do usuário em seu site seja sempre e melhor possível, pois a maior propaganda de todas continua sendo o “boca-a-boca”. Se gostarem de seu site vão acessar, se não gostarem não acessarão.

11. Contrate a Web Lúdica.

Não tenha esse trabalho todo! Cuidamos de todas as outras dicas por você. Peça um orçamento.

Fonte:https://www.oficinadanet.com.br/

Saiba como foi o processo de criação do site da Web Lúdica

Iteração, sempre!

Desde as primeiras versões do site da Web Lúdica, tínhamos a preocupação de fazer o melhor quanto ao seu conteúdo. Mas por trás de todas as informações sobre Serviços, Portfólio e notícias do Blog, havia um cuidado especial em fazê-lo efetivamente eficiente ao público alvo.

Inicialmente trabalhamos em uma linha conceitual de Flat Design. E dentro desse conceito, fizemos o uso de diversas imagens ilustrativas, flat icons, backgrounds, entre outras soluções visuais. Ficou Show!

Entretanto, percebemos que o peso das imagens atrapalhava o carregamento do site. Isto foi constatado através de ferramentas de medições de performance (Google Page Speeds e GTMetrix). No momento dos testes, nossa avaliação foi de 54% (em uma escala até 100). Achamos que estava tudo errado! Pensamos em derrubar tudo…

 

Mas ainda não estava perdido!

Após refletirmos sobre os caminhos a seguir, realizamos testes de usabilidade baseados no Design Thinking e User Experience (UX), e começamos a ver uma luz no fim do túnel.

Teríamos que efetuar alterações consideráveis ao site, passando pela reformulação da arquitetura de informação, otimizamos para dispositivos móveis e também a redução do peso da imagens. Bingo!

Passamos nossa avaliação para 70%. Muito bom!

Logo pensamos que ali tínhamos um site que abria muito bem no celular, era leve e possuíamos uma avaliação razoável nas ferramentas de medições de performance. Vamos vender Serviços, Uhuuu!

 

Estávamos “satisfeitos”. SQN!

Fizemos uma introspecção sobre nossa filosofia de trabalho e notamos que não vendemos apenas serviços, mas experiências de sucesso aos nossos clientes.

Houve então um questionamento! “Como poderíamos ter algo razoável (como produto), se queremos vender algo excepcional?!”

 

Partimos novamente para a prancheta!

Realizamos testes com usuários reais utilizando o (Think-Aloud protocol) e notamos falhas cruciais no site. Eram problemas na orientação (landscape e portrait) nos dispositivos móveis e na arquitetura de informação do site que não estava bem definida. Outra dificuldade encontrada, foi a do usuário não conseguir preencher os campos no formulário de orçamento com excesso de campos que pareciam excessivos e muito detalhados para um primeiro contato.

Reunimos os resultados destes testes e outros pontos observados para finalmente concluímos que o projeto deveria passar por uma nova reformulação. Desta vez, focada totalmente no usuário!

 

Era hora de meter a mão na massa pra valer!

Realizamos uma otimização mais abrangente para dispositivos móveis, melhoramos consideravelmente a orientação do site para tablets e smartphones (sem perder informações ou gerar quebras de linhas). Removemos backgrounds desnecessários por simples CSS e CSS3, além de substituirmos imagens por ícones do Fontawesome. Utilizamos uma técnica chamada de Card Sorting para definirmos os rótulos da navegação do site, baseados nas próprias escolhas dos usuários testados.

E por fim, repensamos o formulário de orçamento de forma simples e objetiva.

 

Agora estávamos no caminho certo!

Após os testes e reformulação do site, utilizando usuários (reais), os resultados foram realmente consideráveis. Refletindo também nos testes de performance, onde passamos para uma avaliação de 90%.

 

Considerações finais

Estamos sempre realizando testes contínuos em busca dos melhores resultados para os nossos projetos. E entendendo, que as vezes é preciso que sair da zona de conforto para atingir objetivos mais ousados.

Somos criteriosos em nossos projetos, sempre buscando a melhor experiência para nossos clientes e seus usuários.

Somos uma agência digital criativa, somos lúdicos!

 

Gostou da nossa forma de trabalhar?

Solicite um orçamento para criação de site, agora mesmo!

SEO: Técnicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google

SEO

Como alavancar a estratégia de SEO de seu site e conseguir rankings cada vez melhores nos buscadores? Vamos te mostrar algumas dicas rápidas e simples de SEO para serem colocadas em prática agora mesmo!

 

1. Escolha a palavra-chave certa

Pode parecer básico (e até é), mas esse é um detalhe muito importante que muitos deixam passar.

Busque a palavra-chave certa! E não, a certa não é a com maior volume de buscas, nem a com menor dificuldade de rankeamento. Ela é aquela que está relacionada à sua persona, solucionará o problema dela e tem chances reais de rankeamento.

Mas como encontrar essa palavra-chave? Bons conselhos são:

use long-tail keywords (confira a dica 15 deste conteúdo);
escolha palavras de nicho, ou seja, mais específicas;
faça a busca e analise a SERP. Os resultados deixam a desejar? O Yahoo Respostas é um dos primeiros resultados? As páginas encontradas são ruins? Já pode começar a produzir seu conteúdo;
se você usa uma ferramenta de palavras-chave, compare diferentes termos e escolha aquele com um volume de buscas médio para baixo e uma concorrência menor.

Além disso, escolha uma palavra-chave para dedicar a otimização do seu conteúdo. É melhor orientar seus esforços em uma do que em várias.

 

2. Realize o objetivo da busca

Ok, você escolheu sua palavra-chave. Mas… e agora?

A verdade é que não adianta escrever um conteúdo “aleatório sobre o tema”. Você pode escrever o maior e mais completo conteúdo sobre um tema, mas de nada adianta se ele não responder a intenção de busca do usuário.

Quer um exemplo?

Vamos supor que sua persona procurou no Google “qual material devo usar na minha porta?”.

Você pode escrever tudo sobre portas: pode falar das maçanetas, pode citar 20 materiais diferentes e até mesmo abordar dimensões. Mas é essa a resposta que sua persona quer?

Na verdade, faz muito mais sentido ir direto ao ponto, não é mesmo? E ir direto ao ponto não significa que seu conteúdo precise ser curto ou raso. Pelo contrário: a persona deve sair dali sem dúvidas.

A satisfação da persona é fundamental, tanto para ela, quanto para o seu site, mas, principalmente, para o Google.

O buscador tem maneiras de identificar quem está entregando o conteúdo esperado (ou até mesmo superando essas expectativas).

Mas como realizar, de fato, o objetivo da busca?

 

3. Observe os primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo

Uma boa ideia para entender o que as pessoas procuram e o que suas dúvidas é observar atentamente os primeiros resultados da busca (tanto em português quanto em inglês, já que é muito interessante entender quais as tendências do mercado também no exterior).

A partir dessa observação, você consegue encontrar pontos em comum e mesmo questões ainda não respondidas para estruturar um conteúdo ainda mais completo.

Entenda o que esses conteúdos oferecem e tire ideias. Coloque-se no lugar da sua persona: falta algo ali? Existe algum ponto que está demais?

Se você usar alguma ferramenta de palavras-chave, observe quais as palavras-chave relacionadas ou quais os termos que os usuários buscam para o resultado selecionado.

Por fim, ao redigir seu conteúdo, seja claro, objetivo e completo! Assim, você vai garantir que o usuário encontre o que precise no melhor conteúdo sobre o tema.

 

4. Faça URLs amigáveis

As URLs funcionam como um endereço da página na internet. Garanta que elas sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar.

É importante também que as URLs sejam atemporais, o que permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL.

Lembre-se: uma URL nunca deve ser alterada, pois você perderia toda a autoridade já conquistada naquela página. (Caso precise alterar URLs, você deve fazer o redirecionamento do conteúdo.)

E fique tranquilo! Fazer URLs amigáveis é bem simples. Evite URLs longas, com muitos subdomínios, hashtags (ou outros caracteres) e números. Seja simples e claro em sua URL.

Quer um exemplo? Vamos supor que você fez um post com o seguinte título: “Os 10 melhores destinos para conhecer em 2018”. A sua URL até poderia ter essa estrutura, mas olha como ela ficaria:

www.seusite.com/os-10-melhores-destinos-para-conhecer-em-2018
Repare como ela não permite atualização de conteúdo, tanto por serem 10 destinos (e se você quiser colocar um a mais?) quanto por ser temporal (e se você quiser atualizar o post em 2019 e redivulgá-lo).

A não ser que você queira criar um post para cada ano (o que pode ser interessante, mas exigirá que você conquiste autoridade para aquela página toda vez), boas opções de URL seriam:

www.seusite.com/melhores-destinos
www.seusite.com/destinos-para-conhecer

Viu como isso faz a diferença? Além de agora você poder atualizar o conteúdo sem medo, você ainda garantiu uma URL curta e sem números!

 

5. Atualize seu conteúdo

Você já ouviu falar em atualização de conteúdo? Ela é uma importante estratégia em SEO.

Isso porque não adianta apenas publicar um grande volume de conteúdo, se seus posts anteriores tornam-se ultrapassados e obsoletos.

Só porque seu conteúdo é evergreen não significa que ele durará pra sempre. Pelo contrário: para ser evergreen, ele precisa ser atualizado!

Os usuários interpretam atualização de conteúdo de forma positiva — e o Google também (o que impacta diretamente nos rankings)!

O motivo é simples: conteúdos atualizados oferecem informação sempre relevante e serão, portanto, sempre úteis, acompanhando as tendências e mudanças do momento.

 

Conteúdo na 1ª posição:

se você tem uma primeira posição, parabéns! Você está fazendo um ótimo trabalho. Mas isso não significa que você pode relaxar: fique sempre atento aos resultados seguintes e ao Search Console (acompanhe CTR e variação da posição) para não perder a posição;

Conteúdos entre 2ª e 5ª posições:

você já está na parte mais privilegiada da SERP! Não desperdice isso. Você provavelmente não vai precisar fazer grandes alterações nestes conteúdos, e sim atualizações pontuais (como acrescentar ou atualizar informações) e mudanças na Title Tag e na Meta Description (que podem garantir maior CTR). Para entender o que alterar em seu conteúdo, uma boa ideia é fazer uma analise dos resultados antes de você;

 

Conteúdos entre 6ª e 20ª posições:

aqui está o ouro da atualização de conteúdo! Esses conteúdos têm alto potencial de conseguir posições mais altas. Pensa bem: eles são conteúdos “ok” e já estão nessas posições. Imagina se você otimizá-los ao máximo? Aqui, vale a pena fazer toda uma reestruturação do conteúdo, tornando-o melhor do que todos os primeiros resultados. Feito isso, atualize também a Title Tag e a Meta Description e divulgue nas redes sociais;

 

Conteúdos temporais:

esses conteúdos, independente da posição, devem ser sempre foco de atualização, pela relação temporal existente. Por exemplo: nosso conteúdo sobre as Redes sociais mais usadas do Brasil precisa ser atualizado todos os anos, já que esse é um dado temporal e que sempre muda de acordo com novos relatórios que surgem todos os anos.

Além desses, preste sempre atenção aqueles conteúdos que são fundamentais para o seu negócio e que trazem mais clientes e usuários para sua estratégia. Perder posições neles seria uma ameaça muito grande para as táticas de marketing de conteúdo da sua empresa.

 

Fonte:http://www.agenciaflag.com.br/